quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Proinfo Integrado: Curso “Redes de Aprendizagem”

O Curso “Redes de Aprendizagem” 
Objetivos gerais:
- Promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente tecnificada.
- Compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e, em especial, como essas mudanças afetaram nossos jovens e se refle­tiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.
- Compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.
O Curso “Redes de Aprendizagem” foi lançado na perspectiva de dar continuidade aos estudos. Portanto, consideramos o Curso “Introdução à Educação Digital” como pré-requisito essencial, e os Cursos “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprenden­do com as TIC” e “Projetos de Aprendizagem” como desejáveis para o bom aproveita­mento do conteúdo deste Curso.
A maturidade construída nos cursos anteriores é a base para reflexões mais amplas acerca do papel da escola e dos professores frente à cultura digital, ainda mais nessa so­ciedade altamente tecnificada. As atividades práticas também envolvem cenários mais desafiadores, como estruturação de políticas na escola e articulação comunitária para o uso crítico das tecnologias.
O Curso está dividido em três unidades, que têm como objetivos específicos:
Unidade 1: Cultura midiática e escola
Incentivar a reflexão e a busca da compreensão dos fatores que configuram a cultura das nossas crianças e jovens, de modo a nos tornarmos mais afins a uma atuação em conjunto com esses alunos, proporcionando, assim, um uso mais útil e significativo das tecnologias para que eles sejam mais capazes de contemplar seus desejos e necessidades.
Iniciar-se na experimentação pessoal de mídias sociais.
Unidade 2: Cultura das redes – mapeamentos fundamentais
Identificar características gerais da cultura contemporânea altamente tecnificada, também reconhecida como cibercultura ou cultura das redes.
Reconhecer e aprender a valorizar as aprendizagens que os jovens realizam nos ambientes de mídia social.
Avançar na exploração das possibilidades educativas das mídias sociais.
Unidade 3: Mídias Sociais e Escola – caminhos para a cidadania
Reconhecer o papel da escola e dos professores na formação de sujeitos capazes de se posicionar de modo crítico e criativo frente às profundas transformações que esta nova era de tecnificação traz consigo.
Aprofundar-se na busca da compreensão do potencial e do papel das novas mí­dias sociais para construção de uma sociedade mais solidária e justa.
Discutir caminhos e alternativas para uma apropriação crítica e significativa das novas mídias sociais pela escola.


1ª versão 2014 – 1º de março a 30 de junho (4 meses) 40 horas ( 20 horas  presencias e 20 horas online)













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